quarta-feira 17 de abril de 2024

Daniel Alves

A drástica atitude do Bahia, time que revelou Dani Alves no Brasil

Jogador defendeu o clube durante dois anos e conquistou um título
sexta-feira 23 de fevereiro de 2024 | 23:23hs.
Daniel Alves defendeu o Bahia entre 2001 e 2003
Daniel Alves defendeu o Bahia entre 2001 e 2003

Daniel Alves é o segundo jogador que mais conquistou títulos na história do futebol. Porém, seus últimos anos tem sido difíceis. Preso desde janeiro de 2023 por crime de violência íntima contra uma jovem de 23 anos na Espanha, o lateral-direito ex-São Paulo foi condenado a quatro anos de prisão pela justiça local. Ainda cabe recurso ao brasileiro nas duas instâncias superiores da Justiça espanhola.

Lee también: Nem Messi nem Suarez, o único que ajudou Dani Alves após ser condenado à prisão

A acusação chegou a pedir a pena máxima prevista para o crime em território espanhol: 12 anos de prisão. Porém, uma doação de Neymar e seu pai no valor de R$ 800 mil “amenizou” a pena, que ficou mesmo nos quatro anos em regime fechado e ainda outros cinco em liberdade vigiada. O jogador, porém, pode passar para o regime semiaberto já em abril de 2025, onde só voltaria à prisão para dormir.

Imagem de Museu do Bahia retira foto de Daniel Alves
Museu do Esporte Clube Bahia, na Arena Fonte Nova

Por outro lado, no Brasil, a condenação do ex-jogador da Seleção Brasileira em três edições da Copa do Mundo segue dando o que falar. Em Juazeiro, na Bahia, sua cidade natal, moradores pedem a retirada de uma estátua feita em homenagem ao jogador, inaugurada em 2020 e feita pelo artista plástico Léo Santana. A obra já foi vandalizada pelo menos duas vezes depois que Daniel foi preso.

Lee también: O gigante mexicano que pode contratar a Enner Valencia, tchau Brasil

Por outro lado, outra ação forte veio do Bahia, time que o revelou para o futebol. Inaugurado em 2022, o museu do Tricolor de Aço conta com imagens de vários jogadores históricos que defenderam o Esquadrão. Assim como fez o Santos, que retirou a imagem de Robinho da Vila Belmiro após o atacante ser condenado também pelo mesmo crime (na Itália), o Bahia retirou a imagem de Daniel Alves de seu museu, que fica localizado na Arena Fonte Nova. Pelo clube, o lateral foi campeão da Copa do Nordeste em 2002.